IELTS
O IELTS (International English Language Testing System), é feito para avaliar a habilidade do idioma dos candidatos que queiram estudar ou trabalhar onde o inglês é a língua de comunicação.
O teste é reconhecido e aceito por mais de 9.000 organizações no mundo todo, incluindo universidades, empregadores, entidades profissionais, autoridades de imigração e outras agências governamentais. Para uma lista de organizações que aceitam as notas do IELTS, acesse www.ielts.org/recognition .
Acessível e Conveniente
O IELTS é oferecido até 4 vezes por mês em mais de 130 países. Os testes acontecem aos sábados e quintas. Para mais informações sobre datas e localidades, acesse www.ielts.org.
O teste internacional
O IELTS é internacionalmente focado em seu conteúdo. Por exemplo, textos e tarefas são baseados em publicações de vários locais falantes da língua inglesa pelo mundo afora; um grande leque de sotaques nativos (norte americano, australiano, neozelandês, britânico, etc.) são usados no teste de compreensão auditiva; e todas as variações padrões do inglês são aceitas nas respostas escritas e faladas pelos que fizerem o teste.
O nível do teste
O IELTS é feito para avaliar as habilidades da língua inglesa por um amplo leque de níveis. Não existe “passar” ou “reprovar” no IELTS. Os resultados são dados por notas conceito que variam de 1 (mais baixo) a 9 (mais alto).
9- usuário expert
8- usuário ótimo
7- usuário bom
6- usuário competente
5- usuário modesto
4- usuário limitado
3- usuário extremamente limitado
2- usuário intermitente
1- não usuário
0 – não fez o teste
O formato do teste
Há dois módulos para escolher: acadêmico e formação geral.
O modelo acadêmico é para as pessoas que desejam estudar na graduação ou pós graduação e para aqueles que buscam registro profissional.
O de formação geral, para aqueles que desejam migrar para um país de língua inglesa (Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido), e para aqueles que desejam treinar ou estudar em um nível não universitário.
Cada organização determina suas exigências para a aceitação de tais testes. Em alguns casos, ambos os testes são aceitos. Caso esteja com dúvida, entre em contato com a organização que deseja se matricular para conferir qual teste é aceito.
Você será testado em todas as quatro habilidades linguísticas – audição, leitura, escrita e fala. Todos os candidatos farão os mesmos testes de audição e fala. Há testes diferentes de leitura e escrita para os dois módulos diferentes (acadêmico ou formação geral).
Os testes de escrita, leitura e audição deverão ser feitos no mesmo dia. A ordem desses testes irão variar. Não há pausas entre eles. O teste oral deverá ser feito em até 7 dias antes ou depois dos outros três testes.
Os quatro componentes do teste do IELTS
Listening – Compreensão Auditiva
Tempo
Aproximadamente 30 minutos (mais 10 minutos de tempo de transferência)
Questões
Há 40 questões. Uma variedade de tipos de perguntas são usadas, escolhidas pelos seguintes modos: múltipla escolha, relação da coluna A com B, formato de planos, mapas e diagramas, preenchimento de formulários , tabelas, notas, sentenças, resumos e respostas curtas.
As partes do teste
Há 4 seções:
– A primeira seção é uma conversa entre duas pessoas em um contexto social.
– A segunda seção é um monólogo do cotidiano, em um contexto social.
– A terceira seção é uma conversa entre até 4 pessoas inserida em um contexto educacional ou de treinamento.
– A quarta seção é um monólogo sobre um assunto acadêmico.
– Cada seção poderá ser ouvida apenas uma vez.
– Uma variedade de vozes e de sotaques de falantes nativos serão usadas.
Habilidades avaliadas
Uma vasta gama de habilidades auditivas serão avaliadas, incluindo:
compreensão das ideias principais
compreensão de informações factuais específicas
reconhecimento de opiniões, atitudes e propósito do falante
acompanhamento do desenvolvimento de um argumento
Pontuação
Cada resposta correta receberá um ponto. De 40 pontos, elas serão convertidas para o parâmetro de conceitos do IELTS da escala de 1 a 9.
As pontuações serão dadas em notas arredondadas ou com meia pontuação.
Reading – Leitura
Tempo
60 minutos (sem tempo extra de transferência)
Questões
Há 40 questões. Uma vasta gama de tipos serão usadas: múltipla escolha, identificação de informação (verdadeiro, falso, não especificado), identificação dos pontos de vista ou alegações do escritor (sim, não ou não especificado), combinação (de informações, títulos e características) preenchimento (de finais de sentença, resumos, notas, tabelas, gráficos, rótulos em diagramas) e respostas curtas.
As partes do teste
Há 3 seções. O tamanho total do texto fica entre 2.150 a 2.750 palavras.
Leitura Acadêmica
Cada seção contém um texto longo. Os textos são autênticos e retirados de livros, jornais acadêmicos, revistas e jornais. Eles foram escritos para um público não especialista e são sobre tópicos acadêmicos de interesse geral. Os textos são apropriados e acessíveis às pessoas que queiram entrar em cursos da graduação ou pós, ou para as que procuram registro profissional.
As modalidades de textos variam entre descritivas e factuais a discursivas e analíticas. Os textos poderão apresentar materiais não verbais, como diagramas, gráficos ou ilustrações. Se o texto usar termos técnicos, um simples glossário será providenciado.
Leitura para formação geral
– A primeira seção contém dois ou três textos factuais curtos, um dos quais poderá ser composto (consistindo de 6 a 8 pequenos textos relacionados por tópico, por exemplo, anúncios de hotéis). Os tópicos são relevantes para a vida cotidiana em um país cuja língua nativa seja inglês.
– A segunda seção contém dois textos factuais curtos, que focam em questões relacionadas ao trabalho (por exemplo, candidatar-se a vagas de emprego, políticas da empresa, pagamento e condições, estabelecimentos no local de trabalho, desenvolvimento e treinamento de equipe).
– A terceira seção contém um texto maior e mais complexo sobre um tópico de interesse geral.
– Os textos são autênticos e retirados de avisos, anúncios, manuais de empresas, documentos oficiais, livros, revistas e jornais.
Habilidades avaliadas
Uma vasta gama de habilidades de leitura serão avaliadas, incluindo:
ler para captar a essência do texto
ler para captar as ideias principais
ler para captar detalhes
compreender inferências e sentido implícito
reconhecer a opinião do escritor, assim como sua atitude e propósito
seguir o desenvolvimento de um argumento
Pontuação
Cada resposta correta receberá um ponto. De 40 pontos, elas serão convertidas para o parâmetro de conceitos do IELTS da escala de 1 a 9.
As pontuações serão dadas em notas arredondadas ou com meia pontuação.
Writing – Escrita
Tempo
60 minutos
Tarefas
Há duas tarefas. Você deverá escrever pelo menos 150 palavras para a Tarefa 1 e no mínimo 250 palavras para a Tarefa 2.
Escrita Acadêmica
Na Tarefa 1, será apresentado um gráfico, tabela ou diagrama e você terá que descrever, resumir ou explicá-los com suas próprias palavras. Pode ser também que lhe peçam para explicar os dados, descrever os estágios de um processo, como algo funciona, ou descrever um evento ou objeto.
Na Tarefa 2, você deverá escrever uma redação em resposta à um ponto de vista, argumento ou problema.
Os temas sugeridos são de interesse geral, adequados e de fácil compreensão para as pessoas que desejam ingressar nos estudos da graduação ou pós, ou que buscam registro profissional.
As respostas das Tarefas 1 e 2 deverão ser escritas no estilo acadêmico, semiformal/neutro.
Escrita de formação geral
Na Tarefa 1, será apresentada uma situação e você deverá escrever uma carta pedindo informações ou explicações pela situação. A carta pode ser pessoal ou no estilo semiformal/neutro.
Na Tarefa 2, você deverá escrever uma redação em resposta a um ponto de vista, argumento ou problema. A redação pode ser um pouco mais pessoal em termos de estilo do que a redação da Tarefa 2 de escrita acadêmica.
Os tópicos são de interesse geral.
Habilidades avaliadas
Em ambas as tarefas, você será avaliado pela capacidade de redigir uma resposta que seja apropriada em termos de:
conteúdo
organização de ideias
acurácia e extensão de vocabulário e gramática
Escrita Acadêmica
Na Tarefa 1, dependendo do tipo, você será avaliado pela sua habilidade de organizar, apresentar e possivelmente comparar dados; descrever os estágios de um processo ou procedimento, descrever um objeto ou evento, ou sequência de eventos; explicar como algo funciona.
Na Tarefa 2, dependendo do tipo, você será avaliado pela sua habilidade de apresentar uma solução para um problema; apresentar e justificar uma opinião; comparar e contrastar evidências, opiniões ou implicações; avaliar e desafiar ideias, evidências ou um argumento.
Escrita de formação geral
Na Tarefa 1, dependendo do tipo, você será avaliado pela sua habilidade de se envolver em correspondências pessoais para: extrair e fornecer informações factuais gerais; expressar necessidades, desejos e gostos; expressar opiniões (pontos de vista, reclamações, etc.).
Na Tarefa 2, você será avaliado pela sua habilidade de fornecer informações factuais gerais; delimitar um problema e apresentar uma solução; apresentar e possivelmente justificar uma opinião; avaliar e desafiar ideias, evidências ou um argumento.
Pontuação
Você será avaliado pelo seu desempenho em cada tarefa por examinadores certificados pelo IELTS, de acordo com os critérios de avaliação do teste escrito do IELTS (realização de tarefas, coerência e coesão, recurso lexical, alcance gramatical e acurácia). A versão pública dos critérios de avaliação pode ser encontrada em www.ielts.org/criteria.
A Tarefa 2 contribui duas vezes mais do que a Tarefa 1 à pontuação total da escrita.
As pontuações serão dadas em notas arredondadas ou com meia pontuação.
Speaking – Fala
Tempo
Entre 11 e 14 minutos
Partes do Teste
Há 3 partes.
Parte 1: Apresentação e entrevista (4-5 minutos)
O examinador se apresentará e pedirá que você se apresente para confirmar sua identidade. O examinador fará algumas perguntas gerais sobre tópicos conhecidos, por ex: lar, família, trabalho, estudos e interesses.
Parte 2: Parte Individual
O examinador lhe entregará um cartão de tarefa no qual pedirá que você fale sobre um tópico específico e que inclua alguns pontos para cobrir durante seu discurso. Você terá um minuto para preparar o que vai falar e lhe darão um papel e um lápis para que faça anotações. Você deve falar por cerca de um a dois minutos sobre o tópico. Após, o examinador poderá fazer uma ou duas perguntas sobre o tópico.
Parte 3: Discussão entre 2 participantes
O examinador fará mais perguntas que estarão ligadas à Parte 2. Essas perguntas lhe darão a oportunidade de discutir ideias e temas mais abstratos.
Habilidades avaliadas
Uma vasta gama de habilidades orais serão avaliadas, incluindo:
a habilidade de comunicar opiniões e informações sobre tópicos do cotidiano assim como experiências e situações comuns respondendo à várias perguntas.
a habilidade de falar por um tempo maior sobre um tópico usando linguagem apropriada e organizando as ideais coerentemente.
a habilidade de expressar e justificar opiniões assim como analisar, discutir e especular sobre os temas.
Pontuação
Você será avaliado pelo seu desempenho durante a prova por examinadores certificados pelo IELTS, de acordo com os critérios de avaliação do teste oral do IELTS (fluência e coerência, recurso lexical, alcance gramatical e acurácia, pronúncia). A versão pública dos critérios de avaliação pode ser encontrada em www.ielts.org/criteria.
As pontuações serão dadas em notas arredondadas ou com meia pontuação.
Dicas para a prova
Listening
Cada gravação no teste de compreensão auditiva é ouvida apenas uma vez.
Você terá tempo para ler as perguntas antes de ouvir a gravação.
Enquanto ouve, escreva suas respostas no papel da questão. Ao final do teste, você terá 10 minutos para transferir suas respostas para a folha de gabarito. É de suma importância que você passe as respostas para a folha de gabarito, sendo que nada do que você escrever na prova será considerado para pontuação.
Você deverá marcar suas respostas a lápis.
Um exemplo de uma folha de gabarito de Listening preenchida será fornecida na página seguinte.
Questões de preencher:
Preste atenção ao limite de palavras. Por exemplo, se o enunciado disser que você deverá completar usando não mais que duas palavras e a resposta for “leather coat”, ao colocar “coat made of leather”, a questão será considerada incorreta.
Transfira apenas as palavras que estão faltando para o gabarito.
Você ouvirá as palavras que precisa completar na gravação. Não há necessidade de mudar a forma das palavras que você irá ouvir.
Preste atenção à ortografia e gramática. Você perderá pontos pelos erros.
Você poderá escrever suas respostas em letras minúsculas ou maiúsculas.
Reading
Você poderá escrever as respostas diretamente no gabarito ou na prova e então transferi-las para a folha de respostas antes do fim do teste. Porém, não será dado tempo extra para esta transferência. Nada do que você escrever na prova será pontuado.
As respostas devem ser escritas a lápis.
Um exemplo de uma folha de gabarito de Reading preenchida será fornecida na página seguinte.
Questões de preencher:
As mesmas regras da prova de Listening acima serão aplicadas.
As palavras que você usar devem ser retiradas do texto da prova. Não é necessário mudar a forma das palavras contidas no texto.
Writing
Você pode escrever suas respostas a caneta ou a lápis
Preste atenção ao número de palavras exigidas para cada tarefa. Você perderá pontos se não escrever pelo menos 150 palavras na Tarefa 1 e no mínimo 250 palavras na Tarefa 2.
É aconselhável gastar aproximadamente 20 minutos na Tarefa 1 e 40 minutos na Tarefa 2.
Você deve escrever suas respostas de maneira completa. Respostas escritas em formas de anotações ou em tópicos serão descontadas da pontuação final.
Preste atenção à gramática, ortografia e pontuação.
Você pode escrever suas respostas inteiramente em caixa alta se preferir.
Você pode fazer anotações na prova, mas nada será pontuado.
Resultados do Teste
Você receberá um “Test Report Form” contendo suas notas para cada uma das quatro habilidades, assim como a avaliação geral em forma de conceito. Notas quebradas podem ser dadas para indicar um desempenho mais forte dentro de um conceito específico.
Os resultados estarão disponíveis 13 dias após o teste. Em alguns centros aplicadores do teste, as pessoas podem coletar seus resultados no décimo terceiro dia; em outros, os resultados serão enviados pelo correio no décimo terceiro dia. Os centros de teste não tem permissão para enviar os resultados por telefone, fax ou e-mail.
Você receberá apenas uma cópia do “Test Report Form”. É de extrema importância manter este documento bem guardado e seguro, pois não será permitido enviar uma segunda via. Os centros aplicadores do teste poderão enviar até cinco cópias do seu “Test Report Form” gratuitamente para organizações.
Período de Validade dos Resultados
As organizações em geral não aceitam resultados do IELTS com mais de 2 anos desde a data da prova.
IELTS PREPARATION COURSE
O curso preparatório para o IELTS Test explora as 4 habilidades requisitadas neste importante teste internacional. Em 1 semestre letivo, com a utilização do Focus on Ielts, os alunos testam seus conhecimentos, revisam conteúdos e aprendem como melhorar suas pontuações.
O curso é estruturado com base em questões dirigidas para a prova.
Módulos: 1 (semestre)
Livro: Focus on Ielts
Carga Horária Semestral: 36 horas (2 aulas de 1h ou 1 aula de 2h)