Sabe-se que usar intensamente o idioma é a única maneira de realmente melhorar sua pronuncia. Além do contato direto com um nativo, existem várias formas de praticar o idioma. Nesse texto será apresentado algumas dicas para melhorar a habilidade oral em uma língua.

Ouvir o idioma falado: É importante ouvir como os nativos da língua pronunciam as palavras e modelar sua pronúncia comparando com o que se ouve. Escutar notícias e canções é uma forma de conhecer novas palavras e expressões. Quanto mais se escuta, mais se aprende!

Falar, falar, falar: Ter confiança e falar sempre que possível com todas as pessoas que falam ou estudam o idioma! Não ter vergonha de cometer erros! Quanto maior a prática, melhor e mais fluente será a pronúncia e vocabulário.

Ler em voz alta: Ler o jornal, livros ou revistas em voz alta permite reparar melhor os erros e facilita a memorização das palavras e expressões mais utilizadas no dia a dia.

Usar o alfabeto fonético: Utilize-o como um guia para pronunciar novas palavras (encontrado geralmente nas primeiras páginas da maioria dos dicionários). A entonação é muito importante, é mais provável que não se faça entender devido à entonação da palavra do que a pronuncia propriamente dita. Exercite os sons que causam os maiores problemas na sua pronuncia.

Fazer atividades na língua estudada: Assistir filmes, ouvir músicas, fazer um curso de culinária ou falar no idioma com os amigos sobre todos os assuntos. Prestar atenção no vocabulário, na pronúncia e praticar de forma divertida.

Não ter pressa: Ao tentar falar muito rápido corre-se o risco de comer algumas palavras e de pronunciá-las de maneira incompleta ou misturá-las no contexto. Falar devagar pode ser que não soe muito natural, o importante é falar de forma clara e fazer-se entender. Permita que a rapidez e fluência venham naturalmente com o tempo.

Usar o dicionário e o Google tradutor: Os dicionários têm milhares de palavras para escolher! Escolha palavras diferentes e seus sinônimos e tente alterná-las nas frases. O Google tradutor oferece um recurso de áudio que possibilita ouvir a pronúncia da palavra de forma correta.

Enfim, onde está o segredo do aprendizado, a tão procurada fórmula mágica? Simplesmente ela não existe! Tudo que se tem a fazer é praticar, praticar, praticar, fazer, falar, falar…Se deseja realmente falar uma língua estrangeira, então pratique suas lições, converse em frente o espelho, fale sozinho, ouça podcast e repita o que está sendo falado, pratiquem esse é o pulo do gato.

 

Fontes:

http://englishcaffe.blogspot.com.br/2008/05/dicas-que-ajudam-melhorar-sua-pronuncia.html;

http://www.englishtown.com.br/community/channels/article.aspx?articleName=pronounce

http://www.englishtown.com.br/community/channels/article.aspx?articleName=spokenenglish