Tudo sobre TOEFL IBT

O que é  TOEFL

O TOEFL é um teste usado pra demonstrar o seu nível de proficiência na língua inglesa. A ETS informa que ele é aceito em mais de 9 mil instituições de ensino superior, agências governamentais e outras instituições em mais de 130 países.

Portanto, dá para perceber que é um teste muito aceito nos Estados Unidos, mas não somente lá. Diversos outros países usam o TOEFL como o principal teste de proficiência em inglês. Ele é administrado pela ETS (Educational Testing Service) e é válido por dois anos.

Muita gente nos pergunta sobre o IELTS. E qual seria a diferença entre os dois. Bem, o IELTS é administrado pela Universidade de Cambridge / Conselho Britânico. A validade do IELTS é de dois anos também.

No entanto, o IELTS é o principal teste na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e algumas universidades no Canadá e África do Sul. Como a validade de ambos testes é de apenas 2 anos, somente vale a pena fazer um dos testes depois que você saiba qual será o necessário para a sua situação.

Tipos de TOEFL

Os dois tipos são: TOEFL IBT, que significa Internet Based Test e custa 210 Dólares; e o ITP, que  é  oferecido gratuitamente por várias universidades federais brasileiras.

O ITP ficou conhecido no Brasil pois o Programa Ciências sem Fronteiras divulgou extensivamente que este teste seria suficiente para quem quisesse participar do programa. Na realidade, houve muitos casos de universidades estrangeiras que não aceitaram o ITP. De modo que os alunos tiveram que fazer o IBT. E teve muita gente que perdeu prazos, etc.

A minha sugestão é que você faça o IBT para não esquentar a cabeça com nada. Aliás, a diferença entre os dois é que o IBT tem “speaking test” e o ITP, não.

E a pontuação?

A prova do TOEFL iBT se divide em quatro seções: leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. Cada uma tem uma pontuação de 0 a 30, e somando tudo temos a nota máxima de 120. Não existe “aprovado” ou “reprovado”; tudo depende da pontuação mínima que a universidade desejada exige.

A maioria das universidades pede entre 80 e 100 (para graduações). Já para programas de pós graduação, é comum a exigência de uma pontuação acima de 100.

Segundo o European Framework of Reference, que vai de de A1 (iniciante) a C2 (fluência máxima), temos os seguintes patamares:

1) De 55 a 86 pontos você obterá o nível B1 (intermediário);
2) De 87 a 109 você estará no B2 (pós-intermediário);
3) de 110 a 120 você estará no C1 (avançado).

Como faço para me inscrever no TOEFL

Se você falhar, pode repetir o teste quantas vezes quiser, mas tem que esperar duas semanas para tentar novamente.

No site da ETS você pode ver as datas de todos os centros aplicadores do teste no Brasil. Aliás, o TOEFL é oferecido no mundo inteiro. O que varia são as taxas. No Brasil, atualmente, o custo são 210 Dólares.

Hoje em dia, você pode fazer a inscrição online. Basta fazer um cadastro na página e criar nome de usuário e senha, e pagar a taxa. Em seguida você receberá um e-mail da ETS com todas informações.

Faça a sua inscrição aqui.

Você pode se inscrever até sete dias antes da realização do exame.

Como é a prova 

São 4 seções e vamos falar de cada uma abaixo.

Serão quatro horas de prova com um intervalo de 10 minutos. Tudo é realizado no computador, inclusive o speaking.  Haverá um relógio na tela, e tudo é bem explicado. Não se preocupe.

Reading

Cada parte tem um tempo pré-determinado para completar os exercícios. No reading, varia de 60 a 80 minutos.

É difícil o candidato ter tempo para ler o texto por completo e responder as perguntas. Nos cursos, ensina-se a técnica de “skimming e scanning”. Ou seja, vale a pena ler o texto por cima, bem rápido e partir para a leitura das perguntas. Depois de saber as perguntas, você pode voltar ao texto e ler com mais atenção, buscando as respostas.

Serão de 12-14 perguntas sobre 3 ou 4 textos. Parece pouco, mas não é… Vai dar trabalho e você precisará de concentração máxima para conseguir chegar ao fim.

Vale a pena treinar com simulados e marcar o tempo que você leva para completar a seção. Isso lhe deixará muito mais tranquilo na hora do teste. Quanto mais você praticar, melhor.

 

 

Listening

Consiste de 3 a 4 passagens relativamente longas. Por exemplo: palestras de um professor, ou conversas entre professores e alunos voltados para a área acadêmica: ciências, história, tecnologia, etc.

Esta não é uma parte difícil. Os textos não são de difícil compreensão e você não precisa conhecer o assunto para responder as perguntas, elas estão no próprio texto. Você tem de 60 a 90 minutos para responder tudo.

Serão três ou quatro textos, com 12 a 14 perguntas por texto.

DICA: Pratique muito. Faça simulados e escute muitos podcasts. Tente escrever tudo que entendeu, e responder perguntas sobre o assunto.

Speaking

Speaking é a parte em que as pessoas mais sofrem. Antes de iniciar a prova, são feitos alguns testes para verificar se o seu microfone está funcionando. O seu sotaque não é importante, mas a pronúncia precisa ser minimamente clara para eles entenderem o que você disse.

Esta parte é rápida: apenas 20 minutos. eles precisam entender o que você está falando. Eles querem perceber se você consegue comunicar suas ideias.

No total são 6 perguntas. As duas primeiras são de opinião. Você vai falar a sua opinião sobre um assunto. As 4 perguntas seguintes envolvem ler, ouvir e falar. Não é mais a sua opinião, você vai relatar os fatos. Para as 6 perguntas você terá 15 segundos para se preparar e 45 para responder. O relógio é o carrasco! 🙂

DICA: Tente não falar rápido e embaralhar suas idéias. Seja objetivo nas respostas! Você tem 45s para responder. Treine antes da prova, pratique com um amigo, com seu professor. Use o inglês que você sabe. Não tente enrolar e não se repita (evite ser prolixo).

Como você não fala com uma pessoa, como no caso do IELTS, muita gente acha esta parte bastante chata. E é mesmo. Mas não é difícil. Anote as suas idéias e fale sobre elas com calma. 45 segundos são suficientes para você se expressar com acuidade. Repito: é importante anotar as ideias principais para você ter uma espécie de roteiro a seguir.

Writing

O TOEFL não tem mais uma parte específica de gramática, como antigamente, mas o seu conhecimento da gramática aparece também aqui. Você tem 50 minutos para elaborar duas redações. A primeira tem 20 minutos de duração máxima, onde você irá ler um texto curto e depois ouvir um trecho de áudio.

Você irá escrever sobre o que você leu e ouviu, comparando, contrastando, etc. O segundo texo a ser elaborado é uma redação de opinião. Você deve concordar, discordar e explicar o porquê. Pode ser interessante usar exemplos para os seus argumentos.

DICA: Vale a pena estudar listas de palavras interessantes que você poderá usar nesta parte! 

Não vacile no dia da prova

Você deve chegar no local do teste pelo menos 45 minutos antes da hora de início, portando identidade. Leve lápis e borracha e não leve o seu celular. Leve água, pois a prova é longa. Os organizadores lhe entregarão papel para rascunho. Durma bem no dia anterior e siga o seu plano. Você estudou e praticou bastante. Tudo dará certo!

E os resultados?

Como você já sabe, a pontuação total vai de zero a 120 pontos. Cada parte (Reading, Listening, Speaking e Writing) vale de zero a 30 pontos. O resultado será enviado para o seu endereço no prazo máximo de 3 semanas, ou é o que dizem. Na prática, pode levar o dobro. Dizem que em duas semanas o resultado estará na internet. Isso, de fato, acontece.

Boa sorte e sucesso!

 

Leia mais posts interessantes sobre este tópico:

6 sites gratuitos para você se preparar para o TOEFL

5 dicas para melhorar a sua pontuação no TOEFL

TOEFL IBT como é e como funciona

Esta página tem dicas importantes sobre o teste e suas características:

Dicas e características sobre o TOEFL IBT

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *