5 dicas para melhorar a sua pontuação no TOEFL

O que é TOEFL?

TOEFL é a abreviação para Test of English as a Foreign Language (Teste de Inglês como Língua Estrangeira). Trata-se de um dos exames mais exigidos por universidades ao redor do mundo. Assim, se você estiver pensando um um programa de pós-graduação no exterior, é bom conhecer o TOEFL mais a fundo.

No formato IBT, o mais exigido, o teste avalia as habilidades de leitura (reading), escrita (writing), compreensão oral (listening) e comunicação oral (speaking).

TOEFL reprova?

O TOEFL não reprova, mas para alcançar uma boa nota (pontuação), é necessário um bom conhecimento do idioma. A pontuação vai de 0 a 120.

A seguir, algumas dicas importantes para quem quer fazer o teste:

1) Tente compreender o texto como um todo.
Diferentemente do que acontecia em versões anteriores do TOEFL, a nova versão testa a sua capacidade de compreender como ideias estão interligadas; como elas interagem.

2) Faça anotações.
Isso será especialmente importante na parte de “listening”, onde você precisará anotar o que acabou de ouvir para lembrar as informações mais relevantes.

3) Além de estudar a gramática do jeito tradicional, estude a gramática no contexto.
Diferentemente de versões anteriores, a nova versão do teste não tem seção de gramática. O seu conhecimento gramatical será útil para ajudá-lo a compreender os textos e áudios, e não para responder questões específicas de gramática, como no passado.

4) Pratique com redações que expressem a sua opinião sobre um assunto.
A seção de redação do teste apresenta perguntas para que você relate a sua opinião sobre temas do dia-a-dia. E são cronometradas. Pratique marcando um tempo limite para concluir cada redação, em casa.

5) Construa um sólido vocabulário acadêmico.
A sua capacidade de entender parágrafos e textos depende do seu vocabulário acadêmico. Melhore o seu vocabulário lendo, utilizando a técnica dos “flash cards”, e utilizando as palavras em redações. Um bom vocabulário lhe ajudará em todas as seções do teste.

É isso aí gente! Agora só falta você se organizar e fazer a sua parte. No site da ETS você encontrará bastante informação. Clique aqui.
Na Step1 Idiomas, temos um curso preparatório para o TOEFL. Você pode conhecer melhor o curso clicando aqui.

 

Leia mais posts interessantes sobre este tópico:

Tudo sobre TOEFL IBT

6 sites gratuitos para você se preparar para o TOEFL

TOEFL IBT como é e como funciona

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *