Razões para o fracasso nos estudos

As pessoas fracassam porque: 

1) Querem aprender tudo de uma vez e, assim, se desestimulam facilmente. Normalmente, quando decidimos aprender uma nova língua, estamos entusiasmados com a idéia e queremos excelentes resultados a curto prazo. No entanto, toda essa motivação inicial vai diminuindo ao longo do tempo. E não é incomum algumas pessoas adquirirem certa repulsa ao novo idioma. É por isso que muitas pessoas reiniciam várias vezes o nível básico de um mesmo idioma.

2) Não são persistentes o suficiente e desistem frente às primeiras dificuldades encontradas no aprendizado da língua.

3) Não prestam a devida atenção nas aulas. Quantas vezes você foi assistir uma aula com os pensamentos em outro lugar?

4) Falta-lhes foco. Mudam o rumo de seus objetivos diversas vezes.

5) Têm a ilusão de que é possível aprender uma língua apenas em situações descontraídas. Não gostam de aulas mais estruturadas; algo que, para a aprendizagem da gramática, é muito útil.

6) Não se expõem à situações em que tenham que falar a nova língua. Restringem a prática do novo idioma apenas à sala de aula.

7) Sentem vergonha de esclarecer suas dúvidas e falar o idioma na sala de aula, levando assim, muitas dúvidas para a casa.

8) Falta-lhes determinação. Não se empenham em resolver os exercícios, fazer pesquisas, tirar dúvidas, etc..

9) Não aceitam que aprender uma língua requer também o aprender a aprender. É necessário estar aberto a como se aprende uma língua.

10) Não organizam seus horários de forma a reservar um tempo para estudar a nova língua.

Bem, agora que vimos as principais razões porque as pessoas desistem antes de alcançar seus objetivos, vamos começar a colocar em prática o nosso plano. Mas, antes de tudo, um alerta. Se você é uma daquelas pessoas que estão procurando uma formula mágica para aprender sem esforço, é melhor desistir agora. Este guia não é para você. 

Mas se você, por outro lado, está disposto a encarar o desafio realisticamente, e percebe que tudo que vale a pena aprender requer algum esforço, então vamos em frente. Afinal, para a receita dar certo, alguns dos ingredientes mais importantes são disciplina e determinação.

 

Para saber mais sobre a arte de aprender, baixe gratuitamente o E-book “Como Aprender a Aprender”. Basta clicar neste link: http://www.step1.com.br/e-book/

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *