TOEFL-IBT-x-ITP

Diferenças entre TOEFL IBT x ITP

Principais diferenças entre TOEFL IBT e ITP

Muita gente tem esta dúvida. E você? Sabe a diferença entre estes dois tipos de TOEFL? Então vamos aos fatos. Começaremos com o TOEFL IBT.

O TOEFL IBT é o “Internet Based Test”. Como o nome diz, é feito no computador e conectado à internet. Este teste tem duas particularidades: uma duração maior (4 horas) e explora as 4 habilidades no idioma: reading, listening, speaking e writing.

A inscrição é feita no site a ETS, e o valor é em Dólar: $210. Para ver localidades onde vc pode fazer o teste no Brasil, clique neste link.

—-x—-

Já o ITP é o “Institutional Testing Program”. O teste é uma prova impressa, ao velho estilo de usar lápis e borracha.

Este teste tem duas particularidades: uma duração menor (2 horas) e explora 3 habilidades no idioma: listening, structure e reading. A inscrição é feita na própria instituição onde o candidato prestará a prova, e o valor é em Reais: $248 (a valores de hoje: 26/02/2014).

Portanto, o IBT é mais completo. E mensura melhor o nível de inglês da pessoa. É bastante comum curso de doutorado exigirem o IBT. Já os cursos de especialização e mestrado variam entre os dois. Sendo que o IBT ainda é o mais usado.

Agora, qual o tipo de TOEFL devo fazer? Boa pergunta. E, cuidado para não errar, pois vc pode perder tempo e dinheiro. E ainda perder a vaga no seu curso universitário no exterior. Aqui está a resposta: depende!
Ora, como assim?
Sim, é isso mesmo. Depende do caso.

O ideal é sempre consultar a instituição no exterior onde você pretende estudar. E, não dê muito valor ao que lhe dizem no Brasil. CAPES, CNPQ, o programa Ciência sem Fronteiras… Não importa. Você corre o risco de ser orientado mal. Sempre verifique com a instituição no exterior. TOEFL-IBT-X-ITP-PRINCIPAIS-E lembre: a validade de ambos os testes é de 2 anos.

Nos próximos dois artigos, falaremos em detalhes sobre cada tipo de TOEFL. Não perca. Ao menos agora você já conhece as principais diferenças entre TOEFL IBT x ITP.

Leia mais sobre o TOEFL IBT nesta página.

Se este artigo lhe ajudou, compartilhe com os seus amigos que querem estudar no exterior.

Boa sorte e bons estudos!

Miguel Kieling

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
1 reply
  1. Lorena
    Lorena says:

    Obrigada ! Bem esclarecedor!

    Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *