05 maneiras simples de potencializar sua memória

Não são raras as pessoas que já ficaram na mão pela falta de memória. Não se lembrar de um determinado assunto no momento em que ele é mais urgente, deixa qualquer um frustrado.

Para a nossa sorte, os neurocientistas estão empenhados em fazer descobertas que retardem o esquecimento e fortaleçam a memória.

Conheça cinco ferramentas úteis para tirar a “névoa” do seu cérebro:

1 – Abuse dos antioxidantes

Para manter sua memória saudável, os cientistas recomendam alimentos ricos em antioxidantes, como maçã, banana, vegetais verde-escuros, alho e cenoura. Os antioxidantes são moléculas que se ligam facilmente e neutralizam elétrons conhecidos como “radicais livres”, que estão na corrente sanguínea. Os radicais livres se acumulam no sangue com o envelhecimento, e podem matar as células cerebrais.

2 – Acorde e cheire alecrim

O olfato pode afetar profundamente as habilidades cognitivas. E estudos comprovam que o alecrim é um excelente aliado para reforçar a memória.

3 – Jogos mentais

Para manter o cérebro em forma, faça-o suar. Pensar bastante realmente melhora a memória e a cognição.  Hoje, é grande a quantidade de jogos para “desenvolver o cérebro”. Aposte nas palavras cruzadas, que desafiam a lógica e a memória.

4 – Durma o necessário

Dormir é essencial, pois enquanto você dorme, seu cérebro fica repassando as memórias do dia, e as coloca no “depósito da memória”.

5 – Faça exercícios

Exercícios físicos não criam apenas músculos, ajudam a massa cinzenta também. Pesquisas mostram que pessoas mais velhas que praticam caminhadas rotineiras conseguem ganhar volume cerebral.

Cientistas acreditam que esses benefícios acontecem porque o exercício provoca um pequeno stress, que, por sua vez, impulsiona a produção de fatores do crescimento no cérebro. Isso também pode ser consequência de uma maior circulação sanguínea, o que significa mais nutrientes e oxigênio.

São pequenas mudanças que podem fazer a diferença. Apostar em uma vida saudável é o caminho para uma memória eficaz.

Fonte: http://hypescience.com

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *