Jogos virtuais: uma ferramenta eficaz para o aprendizado de Inglês

Jogos virtuais: uma ferramenta eficaz para o aprendizado de Inglês

Os jogos de vídeo games e de computador, além de estarem cada vez mais atrativos e populares, estão sendo utilizados como uma nova maneira de ensino, inserida neste universo virtual em que vivemos.

Os benefícios dos jogos educativos e do vídeo games no aprendizado são inúmeros e já existem estudos que comprovam o quanto eles auxiliam na educação de crianças com problemas cognitivos. Além disso, propiciam estímulos visuais e rítmicos, e podem melhorar a leitura, a concentração e a memória em crianças portadoras do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

A Universidade do Estado de Michigan concluiu um estudo, realizado com aproximadamente 500 adolescentes, mostrando que quanto mais as crianças jogavam vídeo games, mais criativas elas eram em atividades como desenhar e escrever histórias.

Além de todos esses benefícios, os jogos de vídeo games também podem contribuir para o aprendizado de uma língua estrangeira, veja como:

1. Eles são divertidos! Ao aprender de forma divertida e descontraída, aprende-se mais;

2. Os jogos estimulam a interatividade, o que potencializa o aprendizado;

3. Podem apresentar vocabulário e até mesmo estruturas novas de forma indireta, proporcionando o aprendizado e memorização das mesmas;

4. Jogos exigem concentração e a atenção no momento de executá-los e ajudam a reter o conteúdo apresentado;

5 – A repetição inerente a muitos jogos faz ver e rever determinadas estruturas linguísticas de forma mais agradável.

Uma análise computacional revelou que os jogos eletrônicos possuem em seu vocabulário as palavras mais utilizadas da língua inglesa. Isto quer dizer, que um indivíduo que está frequentemente em contato com esses jogos, acaba assimilando-as com maior naturalidade. E com um número maior de palavras conhecidas, a comunicação tende a se tornar mais fluente, pois, consequentemente, mais estendido será o vocabulário melhorando o domínio do idioma.

Resumindo, participe de jogos em inglês! Você vai se divertir e aprender muito!

 

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
1 reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *