Ouça músicas, divirta-se e aprenda idiomas

Ouça músicas, divirta-se e aprenda idiomas

Não é segredo para ninguém que uma excelente maneira de aprender uma nova língua é por meio da música. Apesar disso, poucas pessoas utilizam de fato esse instrumento tão valioso e eficiente.

Bem, vale destacar que não é apenas o fato de ouvir música que vai lhe deixar proficiente em um idioma, a música serve apenas como ferramenta, o esforço e dedicação para isso são todos do estudante. Afinal, pouco adianta ouvir diariamente músicas em outros idiomas sem nunca se preocupar em traduzi-las.

Mas o esforço vale a pena, pois através de letras de músicas, é possível:

  1. aprimorar seu vocabulário e expressões;
  2. melhorar a compreensão auditiva;
  3. aprender gramática;
  4. desenvolver a capacidade de traduzir e interpretar.

São vários os benefícios, não é?

Mas, antes de ir com tanta sede ao pode e pegar todas as letras das suas músicas preferidas, espere! É importante saber que nem todas as músicas são assim tão indicadas para essa função. Principalmente se você for iniciante, algumas canções, pelo contrário, podem lhe confundir ainda mais.

Isso ocorre porque muitas músicas são compostas com a gramática do dia a dia, sem se prenderem tanto à norma padrão. Vale destacar que aprender a linguagem informal das letras das músicas também é válido. Mas, o indicado, para evitar possíveis confusões, é consultar um livro de gramática quando surgir alguma dúvida.

Escolhida a música, o ideal é começar pela tradução, aos poucos, com auxílio de um dicionário ou de ferramentas online de tradução.  Assim que terminar, compare a sua tradução com a tradução sugerida da internet. Dê atenção especial aos possíveis erros cometidos, e se possível, consulte uma gramática.

Depois, disso, cante diversas vezes junto com a música, mas cante refletindo sobre a letra, atento a cada palavra pronunciada.

Aqui vão algumas sugestões de músicas:

Knocking on Heaven’s Door – Avril Lavigne

Pretty Woman – Roy Orbison

Paradise –  Coad Play

With Or Without You – U2

 

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *