Os Idiomas Mais Influentes no Mundo

Os Idiomas Mais Influentes No Mundo

Dentre a grande diversidade de idiomas que existem no mundo, esse artigo destaca os que exercem maior influência na atualidade.

Uma importante contribuição para esta discussão foi feita por George Weber, um estudioso norte-americano que publicou, em 1995, um artigo com o título “The World´s 10 most influential Languages” na revista Language Today. Apresentando uma nova abordagem para avaliar a influência que um idioma tem no mundo de hoje. O pesquisador criou uma avaliação dos idiomas de acordo com seis critérios que apontam:

1) o número de falantes do idioma como língua materna;

2) o número de falantes como segunda língua;

3) o poder econômico (PIB, em USD) dos países onde o idioma é uma língua falada;

4) o número de áreas de atividade humana onde o idioma é importante;

5) o número e a população de países onde o idioma é oficial;

6) a importância sócio literária do idioma em questão (dando um ponto adicional se o idioma for oficial da ONU).

Baseado nestes critérios, destaca-se os dez idiomas mais influenciadores no mundo de hoje:

  1. Inglês
  2. Francês
  3. Espanhol
  4. Russo
  5. Árabe
  6. Chinês
  7. Alemão
  8. Japonês
  9. Português
  10. Hindi/Urdu

O Francês é o idioma que tem o maior número de falantes como segunda língua. Depois do Inglês, o Francês é o segundo idioma mais influenciador do mundo.

O Espanhol encontra-se em uma fase ascendente no mundo atual, graças a sua expansão nos EUA e ao crescimento econômico do continente latino-americano. Ele continuará expandindo a sua posição no mundo linguístico. O Português, principalmente na sua forma brasileira, deverá pegar carona neste movimento.

O Russo está em uma situação difícil, pois desde os anos 90 a sua popularidade na Europa oriental está em queda. Hoje, muitos povos desta região tentam evitar o uso do Russo, dando preferência para o inglês. Porém, pela sua importância histórica na região, isto não é sempre possível, assim, o Russo provavelmente ainda continuará no ranking por algum tempo.

Os chineses e os japoneses, duas grandes civilizações que não têm muito interesse em promover suas línguas; acreditam que as suas culturas e idiomas são complexas demais para que um estrangeiro possa chegar a dominá-los.

Definitivamente, o Inglês é o primeiro entre os idiomas mais influentes no mundo. Para isso, nenhum governo precisou investir para promover o idioma no mundo, pois alguns fenômenos o promovem quase que naturalmente: o uso da internet; o poder econômico, a simplicidade (pelo menos, do ponto de vista ocidental) do vocabulário, da estrutura e da gramática do idioma. Certamente a liderança do Inglês como idioma mais influenciador do mundo merece a nossa atenção.

 

Fontes:

http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/o-ranking-dos-idiomas-mais-influenciadores-do-mundo

http://www.alphatrad.pt/50-linguas-mais-faladas-no-mundo

 

 

 

 

 

 

 

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *