Você sabia que aprender uma nova língua pode fazer seu cérebro crescer?

Isso é o indica estudos feitos na Suécia.

Por meio de testes com recrutas das Forças Armadas e com universitários, os pesquisadores descobriram que algumas áreas do cérebro aumentam quando aprendemos novas línguas.

Os estudantes pesquisados foram divididos em dois grupos, o primeiro tinha que aprender um novo idioma em um espaço de 13 meses, estudando várias horas por dia para conseguir fluência. O segundo grupo também estudou muito durante esse tempo, mas o foco não era o aprendizado de outra língua.

Os cérebros dos participantes de ambos os grupos foram “escaneados” antes e depois do início do experimento, e os resultados da pesquisa mostraram que o primeiro grupo teve aumento do hipocampo (ligado à memória e ao aprendizado) e outras três áreas no córtex cerebral. Já o segundo grupo não teve alterações significativas no tamanho do cérebro.

Segundo os cientistas, os estudantes que tiveram maior capacidade de aprender outra língua tiveram as maiores mudanças no hipocampo. Já aqueles que tiveram que se esforçar mais, obtiveram um aumento maior nas áreas do córtex. Essas regiões têm relação com a facilidade de aprender uma nova língua.

Estudos anteriores já indicavam as vantagens de se aprender uma nova língua. Um benefício que as pesquisas apontam, por exemplo, é que aprender uma língua desde cedo pode até adiar o mal de Alzheimer. O fato não previne a doença em si, mas as habilidades cognitivas dos bilíngues criam uma espécie de barreira que retarda o início do mal.

Mantenha seu cérebro ativo e sadio, aprenda novos idiomas!

Fontes:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/estudo-indica-que-aprender-nova-lingua-faz-cerebro-crescer,e3bc42ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

http://pekdek.com/fotos/2012/06/C%C3%A9rebro-fazendo-gin%C3%A1tica.jpg

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *