A IMPORTÂNCIA DE REVISAR OS CONTEÚDOS

Métodos de estudo são testados em pesquisa

Em um único dia, somos bombardeados com centenas de informações, que vão desde as mais importantes até as mais fúteis.

Boa parte delas não permanece muito tempo na nossa cabeça, pois ficam armazenadas na memória de curto prazo. E, ainda bem! Caso contrário, não teríamos “espaço” para tantas informações.

Por outro lado, quando queremos que uma informação que julgamos importante deixe de ser de curto prazo e passe a ser algo permanente na nossa mente, isso se torna um desafio. Quando estamos estudando um conteúdo de um novo idioma, a lista de verbos irregulares, por exemplo, sonhamos com um dispositivo que “fixe” esse conteúdo no nosso cérebro para sempre. Mas, infelizmente, não é assim que funciona. E temos que nos valer dos estudos de revisão para armazenarmos as informações.

É importante revisar cada lição inúmeras vezes e de diferentes formas. O ideal é que a revisão seja feita, se possível, todos os dias. Mesmo que seja rapidamente, é importante sempre dar uma olhada naquilo que foi estudado, principalmente os assuntos que você julga difíceis.

É importante também retomar os conteúdos que você estudou há mais tempo, um mês, um ano…Quanto mais você revisar determinado assunto e entrar em contato com ele, mais fundo ele vai ir na sua memória e maior duração ele terá.

Para não se tornar algo chato, varie as formas de revisão, utilize músicas, seriados, filmes, notícias, jogos, etc. e muito importante: pratique sempre verbalmente o que foi aprendido, além de ajudar a melhorar a pronúncia, aquilo que é ouvido é mais facilmente memorizado.

Só passe para a lição seguinte quanto você tiver certeza que dominou o conteúdo. Para saber isso, faça algumas perguntas pra você mesmo, como: tenho alguma dúvida na matéria?  Em um momento de comunicação real, eu conseguirei aplicar o que aprendi? Se suas respostas forem positivas, pronto! Que venha o próximo conteúdo.

Lembre-se: nenhum aprendizado é facilmente assimilado. É necessário muito esforço e um bom número de horas dedicado ao estudo e à prática.

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *