AMBIENTE E ESTUDO

Você sabia que fatores como a luz e a cor do ambiente podem influenciar na qualidade do seu aprendizado? Para estudar com mais produtividade, além da pré-disposição do estudante, fatores externos também contribuem e fazem a diferença.

De acordo com o líder do Grupo de Aprendizagem e Cognição da UFRJ, Mauricio Peixoto, elementos externos como iluminação, ventilação, ruídos e cores “são alguns dos fatores capazes de colocar em xeque a concentração e, consequentemente, a produtividade do processo”.

Pensando nisso, alguns cuidados são sugeridos. Em relação às cores do ambiente, por exemplo, sabe-se que, para locais de leitura, estudo e concentração, utilizar cores calmas e leves ajuda a pensar. É sempre bom evitar ambientes excessivamente luminosos ou sem luminosidade, muito frios ou quentes, com ruídos em excesso, bem como é essencial não iniciar os estudos com fome ou logo após uma refeição “pesada”.

Vale destacar que o ambiente ideal de estudo vai oscilar de pessoa pra pessoa, já que, enquanto o silêncio pode ser importante para uns, para outros ele pode ser agoniante, por exemplo. Por isso, uma solução é testar as diversas opções para saber qual delas se encaixa ao seu jeito e às suas necessidades. Mas sempre evite exageros, priorize uma situação de conforto e bem-estar.

Caso não tenha um espaço adequado na própria casa, buscar pelos espaços de estudos, como bibliotecas públicas é uma boa alternativa. Recorrer a elas pode ser ainda mais produtivo do que ficar em casa e ser interrompido constantemente com os problemas doméstico, além disso, você não corre o risco de “se entregar” ao sono, ou às inúmeras atrações vilãs do estudo.

Bom estudo!

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
2 replies
  1. Jean
    Jean says:

    Interessante!
    Eu sou do tipo que não consegue se concentrar em completo silêncio. Quando vou estudar em casa, deixo tocando o áudio desse site http://coffitivity.com
    É o som ambiente de uma cafeteria, sempre me ajuda a render mais.

    Reply
    • Miguel K
      Miguel K says:

      Gostei do som Jean. Obrigado pela dica!!

      Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *