Como aprender melhor!

Neste artigo, vamos aprender como “aprender melhor”. Atualmente, manter-se concentrado tem se tornado algo raro. Há uma lista imensa de fatores que desviam nossa atenção, seja no ambiente de trabalho ou nos estudo. São mensagens e ligações telefônicas, Internet, Messenger, Skype, Facebook, TV, rádios, revistas, compromissos pessoais, familiares e tarefas domésticas…e a lista não tem fim.

Manter a concentração é algo que requer luta, não é uma coisa que possamos acessá-la apertando um botão quando dela precisamos. Se desejar manter-se 100% concentrado em suas tarefas, ser mais criativo, ter uma memória melhor, reduzir as taxas de erros, destacar-se nas redes sociais, nos estudos, no ambiente de trabalho e familiar é necessário turbinar os neurônios e tomar as decisões que farão toda a diferença no seu dia-a-dia.

Algumas dicas dadas pelo especialista para o melhor aproveitamento do seu cérebro:

 a) Prepare os ambientes: As funções cerebrais são muito sensíveis ao ambiente. Tem ambiente propício ao sono, ao trabalho, a criatividade, a memorização, e por aí vai. Lugares bagunçados, mal ventilados, com temperatura inadequada são propícios à falta de concentração, irritabilidade e baixo rendimento, portanto organize sua casa, seu escritório, sua mesa, etc.. Um ambiente planejado propicia o foco, a concentração e a criatividade.

b) Descanse o suficiente: Sem descanso não há atividade cerebral de alto nível. O sono tem que ser profundo, duradouro, e reparador. Durante o sono ocorre organização do raciocínio, o cérebro exercita criatividade e libera uma série de hormônios que reparam os tecidos e propicia maior longevidade e qualidade de vida. Dê atenção total ao seu sono e seu descanso de modo geral. Enfim, descansar é trabalhar! É obrigação para quem almeja qualidade cognitiva.

c) Controle o nível de ansiedade e stress: A ansiedade acelera a tomada de decisões e antecipa preocupações do futuro, tirando completamente o foco do presente. O stress constante libera adrenalina e cortisol no sangue, o que prejudica o bom funcionamento do cérebro, do sistema imunológico e cardiovascular, causando irritabilidade, insônia, cansaço mental, dificuldades ao concentrar-se, ao exercitar o raciocínio lógico, a criação e a memorização. Para combater a ansiedade e o stress procure praticar atividades físicas regulares e busque ajuda médica especializada.

d) Organize seu tempo: a falha mais comum de quem reclama de lapsos de memória, dificuldade de concentração, é o gerenciamento do tempo. As pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo, o preço disso é uma queda brutal na qualidade. Para obter um melhor rendimento estabeleça uma agenda com lógica interna e prioridades. Faça uma coisa de cada vez, resolva os problemas. Tente se desconectar do celular e redes sociais quando isso for possível e necessário, enfim… procure mergulhar no problema atual e resolvê-lo com competência, sem competição de estímulos e sobrecarga neurológica.

e) Alimente-se melhor: Nosso sistema nervoso é sensível à alimentação muito calórica, rica em gordura de má qualidade (como a gordura saturada, de fontes animais) e em grandes porções. A dica é: pequenas porções, várias vezes ao dia. Alimentos de fácil digestão, bastante líquido, evitar álcool e estimulantes, como a cafeína em excesso. As escolhas devem priorizar verduras, legumes, grãos, carnes magras e frutas.

f) Exercite seu cérebro:  Abasteça seu cérebro com novas experiências, faça planos, trace metas, busque atividade intelectual constantemente, tire seu cérebro da zona de conforto, altere caminhos, aprenda idiomas, esportes, instrumentos,… Realize atividades lúdicas que fortaleçam o raciocínio, a linguagem, a memorização e a concentração. Monte quebra-cabeças, jogue xadrez, cartas, faça palavras-cruzadas, converse com pessoas inteligentes, exercite seu senso de humor. O cérebro precisa de desafios, ser surpreendido, ser exposto a experiências e sensações diferentes. O tédio, a falta de perspectiva, a inércia cognitiva e a acomodação são os maiores responsáveis pela inaptidão intelectual.

Agora é com você! Você tem suas prioridades e necessidades, o rumo da sua vida está em suas mãos. Faça suas escolhas, turbine seu cérebro e alcance o sucesso almejado nos estudos, na vida pessoal, social ou profissional.

Fontes/sites:

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/dicas-importantes-para-voce-manter-totalmente-concentrado-no-seu-trabalho/55414;

http://blog.atepassar.com/10-dicas-para-manter-o-foco-nos-estudos;

http://www.leandroteles.com.br/artigos/curiosidades/dicas-para-turbinar-o-cerebro-em-2013;

http://www.esextante.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=676&sid=5

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *