Utilizar o tempo de forma produtiva é um caminho para o sucesso.

Cada vez mais, as pessoas conciliam (ou tentam conciliar) várias tarefas num mesmo dia. Além do trabalho e dos estudos, tem a academia, as aulas de inglês, espanhol… Mas como administrar o tempo para dar conta de tantas tarefas?

Somos inclinados a pensar que ocupamos bem cada momento do nosso dia, que sabemos como organizá-lo de forma produtiva, mas quando paramos para analisar o nosso real tempo útil de produção, percebemos que muitos minutos, e até horas podem ser otimizados.

Pensando em melhorar sua produção, seguem algumas dicas:

1.  Saiba previamente como seu tempo será aproveitado.

Não deixe para decidir em cima da hora quais tarefas você irá produzir. Quando isso acontece, somos propensos a não fazer nada ou realizar a atividade menos trabalhosa. Àqueles que estão aprendendo um novo idioma, sabemos que as horas dedicadas ao estudos, quase sempre, são as que sobram entre o trabalho e o colégio ou faculdade, então é indispensável saber que (e o que) nessas horas vagas você vai estudar.

2.  Tenha uma lista de prioridades

Para facilitar a primeira dica, uma boa maneira é fazer uma lista de prioridades. Quando tiver muitas coisas para fazer, dê prioridade às mais urgentes, estipule um tempo médio necessário para realizar cada tarefa e, conforme for realizando, elimine o item da lista. Importante: Nesta lista também insira momentos de descanso e lazer.

3.  Evite distrações

Essas são as comuns arruinadoras da administração do tempo. Pequenos momentos de distração podem acabar tomando muito tempo e, quando você ver, terá acumulado grande parte do que deveria ter feito e, para concluir os afazeres, acabará utilizando o tempo reservado para outras tarefas.

4.  Organize seu ambiente de estudo e trabalho

Evitar momentos procurando materiais ou arquivos no computador é uma boa maneira de economizar tempo. Por isso, busque deixar seus materiais devidamente organizados. O mesmo vale para arquivos no computador, separe pastas específicas e sempre nomeie os arquivos de uma maneira que fique fácil achá-los quando precisar.

5.  Reserve um tempo para o descanso

É muito importante destinar momentos para relaxar e desocupar a mente, pois não adianta planejar todas suas atividades e não ter disposição para realizá-las, então, tenha intervalos para descanso, separe algumas horas para lazer e, o mais importante: não abra mão de uma boa noite de sono.

Além disso, lembre-se que uma alimentação balanceada é fundamental para uma mente e corpos sadios.

The following two tabs change content below.
Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
2 replies
  1. Julia Agnes
    Julia Agnes says:

    Boas dicas, Tayse. Como faço para receber os posts do blog quando eles vão p/ ar? Obrigada.

    Reply
    • Miguel K
      Miguel K says:

      Olá Julia. Basta colocar o seu e-mail no “feed”. Coloque o seu e-mail nesta caixa no lado direito, onde está escrito “Receba atualizações do blog gratuitamente no seu e-mail:”. E clique em “subscribe”. Assim vc sempre receberá um e-mail lhe avisando de novos posts. Obrigado.

      Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *