Boa Memória e Concentração: um caminho para o sucesso!

A memória e a concentração são essenciais para a aprendizagem. Ao nos concentrarmos, exercitamos nossa memória, e quanto maior ela for maior será o conteúdo absorvido. Seja nos estudos ou no trabalho a concentração e a boa memória são indispensáveis para o sucesso.

Você sabia que uma boa alimentação pode ajudar na concentração, na memória e a prevenir doenças degenerativas?

Cientistas do Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA), da Universidade Tufts, uma das mais renomadas instituições de pesquisa dos EUA, afirmam que a alimentação adequada contribui para prevenir doenças degenerativas progressivas como Alzheimer e Parkinson, que ocasionam esquecimentos, dificuldade de raciocínio e alterações de comportamento. “Frutas, vegetais, sementes, nozes e grãos contêm diversos compostos que melhoram as conexões entre as células nervosas”, avisa James Joseph, pesquisador do laboratório de Neurociência do HNRCA, alertando-nos da importância de manter uma dieta rica e equilibrada.

Nosso cérebro funciona a todo vapor quando acertamos na escolha da dieta.

Segundo a pesquisadora Carolina Gonçalves, a melhor maneira de evitar o envelhecimento cerebral é consumir alimentos ricos em antioxidantes e assim combater os radicais livres.

Uma nutrição adequada e mudanças no estilo de vida, exercícios físicos e mentais podem contribuir bastante com o bom funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação dos neurotransmissores essenciais à memória.

Alguns alimentos que podem estimular a concentração e ajudá-lo a ter uma boa memória:

Gema de ovo – Contém colina que favorece a função cognitiva e ajuda a diminuir os sintomas da depressão

.Peixes – Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, essencial para o cérebro. Melhora a memória, a concentração, possui ação anti-inflamatória e são fontes de zinco o de selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.

Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, laranja e maracujá. São fontes de betacaroteno antioxidante que combate o envelhecimento celular, previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse.

 Frutas vermelhas – Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate. Possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres, exercem efeitos benéficos na aprendizagem porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.

Oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em Selênio e vitamina E, também sao fontes de antioxidantes.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados – Esses alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.

Pode-se perceber que vários alimentos são fontes de antioxidantes e que algumas mudanças em nosso cardápio podem ajudar o nosso cérebro a ser mais eficaz. Por isso, capriche na alimentação e consuma todos os grupos alimentares diariamente. Alerta ainda o nutrólogo Roberto Navarro que outro ponto muito importante é não pular refeições, principalmente o café da manhã. Isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental. “O ideal é fazermos cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição”.

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13193-conheca-os-alimentos-amigos-da-concentracao-e-da-memoria;

http://revistavivasaude.uol.com.br/edicoes/63/artigo95311-1.asp;

http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/cerebro;

http://vilamulher.terra.com.br/alimentos-para-ativar-a-memoria-11-1-70-172.html;

http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2012/04/20/924415/confira-como-melhorar-memoria-e-concentraco.html.

 

 

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Sou professor de inglês e fã de tudo que se relaciona com o ensino de idiomas e fotografia. Nas horas vagas, adoro cozinhar, ler, fotografar e editar imagens.
3 replies
  1. Marcos P.
    Marcos P. says:

    Hmmm… Sempre como chocolate. Acho que ajuda na memória. Mas, ok, eu sei que deveria comer melhor. 🙂

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    • Miguel K
      Miguel K says:

      Boa Marcos! Chocolate é o meu favorito também. 😉

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  2. Romelânia
    Romelânia says:

    Adorei as dicas Andreia….

    Reply

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